Tamanho da letra:

DEI00001 — ESTU­DOS ESTRATÉGI­COS I — Ciên­cia Política e Estu­dos Estratégi­cos: objeto de estudo. Estu­dos Estratégi­cos, ori­gens, desen­volvi­mento e sua situ­ação atual. Estu­dos Estratégi­cos como área de con­hec­i­mento. As causas da Guerra e as condições da Paz. Dile­mas con­tem­porâ­neos da guerra e da paz: guerra e Estado no século XXI.

DEI00002 — ESTU­DOS ESTRATÉGI­COS II — Os Estu­dos Estratégi­cos no Brasil: Estado Nacional e pro­jeção de poder. O fenô­meno mil­i­tar no Brasil (19301988): profis­sion­al­iza­ção e mod­ern­iza­ção, ingerên­cia política, alianças com elites civis, aber­tura e rede­moc­ra­ti­za­ção. Dout­rina de Segu­rança Nacional O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Política de defesa no Brasil: o papel das Forças Armadas no con­texto de um pro­jeto político para o Brasil con­tem­porâ­neo. Brasil, “América Latina” e “Ter­ceiro Mundo”: segu­rança, defesa, coop­er­ação, novas ameaças.

DEI00007 — INTRO­DUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS — Origem e car­ac­terís­ti­cas da dis­ci­plina, campo de estudo, seu caráter próprio, evolução histórica, ele­men­tos con­sti­tu­intes da ciên­cia das relações inter­na­cionais. Ter­mi­nolo­gia e con­ceitos fun­da­men­tais. Prin­ci­pais atores das relações inter­na­cionais. Abor­dagem histórica e soci­ológ­ica das relações inter­na­cionais. O impacto da glob­al­iza­ção sobre as Relações Inter­na­cionais como objeto de estudo e como dis­ci­plina. His­to­ri­ografia das Relações Inter­na­cionais. O estudo das Relações Inter­na­cionais no Brasil.

DEI00009 — TEO­RIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS I — Os grandes debates teóri­cos ini­ci­ais nas Relações Inter­na­cionais. O primeiro debate – o lib­er­al­ismo do entre-​guerras e a crítica real­ista. A hege­mo­nia da teo­ria real­ista no pós-​Segunda Guerra Mundial. A rev­olução behav­ior­ista e seu impacto na teo­ria de Relações Inter­na­cionais. A escola inglesa das relações internacionais.

DEI00010 DIRE­ITO DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS - Con­ceito e fontes do dire­ito nas Relações Inter­na­cionais. Trata­dos Inter­na­cionais. Pes­soas Inter­na­cionais: Estado e seu con­ceito. Dimen­são ter­ri­to­r­ial do Estado. Órgãos das Relações Inter­na­cionais do Estado – Chefes de Estado; Min­istros das Relações Exte­ri­ores; Agentes Diplomáti­cos e Con­sulares. Dimen­são Pes­soal do Estado – Nacional­i­dade. Per­son­al­i­dade Inter­na­cional: O Estado. Orga­ni­za­ções Inter­na­cionais. Respon­s­abil­i­dade Inter­na­cional. Domínio Público Inter­na­cional: O mar e Rios inter­na­cionais; o espaço aéreo e extra-​atmosférico. Con­fli­tos inter­na­cionais: agressão, uso da força mil­i­tar; segu­rança cole­tiva; solução pací­fica; prevenção.

DEI00011 — ECONO­MIA POLÍTICA INTER­NA­CIONAL — Objeto, metodolo­gia e importân­cia da Econo­mia Política Inter­na­cional. Per­spec­ti­vas e abor­da­gens teóri­cas em Econo­mia Política Inter­na­cional. Teo­ria “pura” do comér­cio inter­na­cional. Glob­al­iza­ção Finan­ceira e glob­al­iza­ção pro­du­tiva. Lid­er­ança e hege­mo­nia na econo­mia inter­na­cional. A Nova Ordem Econômica Global. Os sis­temas de comér­cio, mon­etário e finan­ceiro inter­na­cionais. O Estado e o desen­volvi­mento econômico. O Brasil e o sis­tema inter­na­cional con­tem­porâ­neo.

DEI00012 — TEO­RIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS II — O segundo debate das Relações Inter­na­cionais. A reação neolib­eral nos anos 1970. A resposta neo­re­al­ista. Des­do­bra­men­tos do debate neolib­eral e neo­re­al­ista nos anos, 19801990 e no século XXI.

DEI00013 — POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA I - For­mação do ter­ritório brasileiro no período colo­nial. Inde­pendên­cia e política externa. A política externa do Brasil Império. As Dis­putas no Prata e a Guerra do Paraguai. A política externa do Brasil repub­li­cano. Rio Branco e a con­strução da mod­erna diplo­ma­cia brasileira. Os suces­sores do Barão. O par­a­digma amer­i­can­ista na Velha República. Traços gerais da política externa durante o gov­erno Var­gas (193045). O Brasil e a Segunda Guerra Mundial.

DEI00016 - POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA II — O Ita­ma­raty e seu papel como ator nas relações inter­na­cionais brasileiras O amer­i­can­ismo de Dutra, Var­gas (2º gov­erno) e JK. A Política Externa Inde­pen­dente. 1964 e o fugaz retorno do amer­i­can­ismo. A política externa do régime mil­i­tar – mat­u­ração do par­a­digma glob­al­ista. Rede­moc­ra­ti­za­ção e novos atores na política externa. Crise do mod­elo desen­volvi­men­tista nacional e seus reflexos na política externa. A inserção inter­na­cional do Brasil no pós-​Guerra Fria – Col­lor, Ita­mar, Fer­nando Hen­rique, Lula e Dilma: os par­a­dig­mas do “Estado Nor­mal” e do “Estado Logístico”.

DEI00017 — ORGA­NI­ZA­ÇÕES INTER­NA­CIONAIS — As Orga­ni­za­ções Inter­na­cionais: Teo­ria e História Con­ceito de insti­tu­cional­ismo. O surg­i­mento de Orga­ni­za­ções: da Liga das Nações à Orga­ni­za­ção das Nações Unidas. AONU: Antecedentes, História e Evolução. ONU no Pós-​guerra fria: descon­ge­la­mento do Con­selho de Segu­rança. Pro­postas de reforma da ONU. Orga­ni­za­ções Inter­na­cionais de Escopo Global e regional: Fun­ciona­mento e Obje­tivos. O Sis­tema Inter­amer­i­cano e a OEA. As orga­ni­za­ções de Segu­rança Cole­tiva e Defesa. Os Blo­cos Regionais.

DEI00018 — PROCES­SOS DE INTE­GRAÇÃO NA AMER­ICA DO SUL —As relações políti­cas e econômi­cas, os aspec­tos de con­flito e de coop­er­ação, entre os países da América do Sul. Os Fun­da­men­tos da inte­gração econômica na américa dos sul. OEAALALCALADI, Grupo do Rio de Janeiro. Fun­da­men­tos, antecedentes, obje­tivos, car­ac­terís­ti­cas e especi­fi­ci­dades do Mer­co­sul. O Mer­co­sul como plataforma de inserção inter­na­cional dos países-​membros. Coop­er­ação econômica e política entre os Estados-​membros. Análise do papel dos atores políti­cos e econômi­cos envolvi­dos em cada país (gov­er­nos, empre­sari­ado, opinião pública, mil­itares, uni­ver­si­dades, par­la­mentares, sindi­catos). Os instru­men­tos de nego­ci­ação do Mer­co­sul: acor­dos de alcance par­cial, acor­dos de alcance regional, prefer­ên­cias tar­ifárias, cer­ti­fi­cação de origem. O Tratado de Mon­te­v­idéu. O Tratado de Assunção. Pro­to­colo de Ouro Preto, Pro­to­colo de Brasília. Nomen­clatura comum do Mer­co­sul: con­ceitos, importân­cia, cor­re­lação de nomen­clat­uras. Código Adu­aneiro. Regimes de Origem. As agen­das de nego­ci­ação interna e externa do Mer­co­sul: Relações com a ALADI, União Europeia e NAFTA.

DEI00039 — RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS E GEOPOLÍTICA - Com­preen­der as bases do pen­sa­mento da Geografia Política e da Geopolítica desde as suas ori­gens no final do século XIX e as con­cepções teóri­cas desen­volvi­das ao longo do século XX, e suas relações com a política inter­na­cional nos perío­dos da Primeira Guerra Mundial até a Pós Guerra Fria (19912010).

DEI00042 — POLÍTICA INTER­NA­CIONAL PÓS-​GUERRA FRIA -Con­fig­u­rações do sis­tema inter­na­cional pós-​Guerra Fria: unipo­lar­i­dade e Mul­ti­po­lar­i­dade, Paz e guerra no cen­tro e na per­ife­ria do sis­tema. Glob­al­iza­ção. Ascen­são de novos temas na política inter­na­cional: ambi­en­tal­ismo, segu­rança energética, demografia deslo­ca­men­tos pop­u­la­cionais e ter­ror­ismo. Region­al­iza­ção da política inter­na­cional e ascen­são de novos atores estatais impor­tantes: BRICS. Os Esta­dos Unidos no novo sis­tema internacional.

DEI00043 — TEO­RIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS III — Críti­cas às teo­rias pos­i­tivis­tas – (neo)realismo e (neo)liberalismo – nas Relações Inter­na­cionais. Teo­ria Crítica e neo­marx­ismo; con­stru­tivismo e pós-​positivismo; teo­rias pós-​colonialistas e fem­i­nistas. O pen­sa­mento teórico em relações inter­na­cionais na América Latina.

DEI00045 — SOCI­OLO­GIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS I — Fun­da­men­tos da Sociedade Inter­na­cional. A cul­tura, a sociedade e o Indi­ví­duo. O processo de social­iza­ção. For­mas de análise soci­ológ­ica. A análise fun­cional, funções man­i­fes­tas e funções latentes. Mudança Social e história. A orga­ni­za­ção social. Gru­pos soci­ais: primários e secundários. Funções soci­ais do grupo primário. Família, par­entesco e matrimônio. Estrat­i­fi­cação social. Estru­tura social. A análise Marx­ista: indi­ví­duo e classe social. A análise webe­ri­ana: Classe, sta­tus e par­tido. Buro­c­ra­cia. Comu­nidade e sociedade.

DEI00046 — SOCI­OLO­GIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS II — O método soci­ológico. A teo­ria das Relações Inter­na­cionais: a guerra, a paz e as pos­síveis con­tribuições da soci­olo­gia. A Sociedade Inter­na­cional. Os atores. O estrangeiro. A força migratória e econômica. As forças pro­fun­das e orga­ni­zadas. As forças transna­cionais, os pequenos gru­pos e o Estado. O ativismo além-​fronteiras: Dire­itos Humanos, Meio Ambi­ente e Religião

DEI00047 — HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS I - A for­mação e a evolução das Relações Inter­na­cionais, da Idade Média para a Idade Mod­erna. A emergên­cia do sis­tema inter­na­cional mod­erno – A Guerra dos 30anos e a Paz de Vest­fália. História do equi­líbrio de poder na Europa no séc.XVIII. Rev­olução francesa, o Con­gresso de Viena e a Santa Aliança. Rev­oluções lib­erais. O con­certo europeu e a realpoli­tik de fins do séc. XIX. Processo de for­mação de alianças no iní­cio do séc. XX. Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial.

DEI00048 — HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTER­NA­CIONAIS II - A Primeira Guerra Mundial: aspec­tos políti­cos e mil­itares. A Paz de Ver­sal­hes e o sis­tema inter­na­cional no entre-​guerras. A crise de 1929 e ascen­são do nazi-​fascismo na Europa. A Segunda Guerra Mundial: causas e con­se­quên­cias. AONU e a mundi­al­iza­ção da política. Bipo­lar­i­dade e a “Primeira” Guerra Fria. A Détente e surg­i­mento do Ter­ceiro Mundo. Os anos 80 e o ressurg­i­mento da Guerra Fria. O fim da Guerra Fria. O sis­tema inter­na­cional no ime­di­ato pós-​Guerra Fria.

DEI00049 — INTRO­DUÇÃO AO COMÉR­CIO INTER­NA­CIONAL — Aspec­tos gerais das mod­er­nas teo­rias de comér­cio exte­rior. Teo­ria de Heckscher-​Ohlin. Alcance e apli­cações do mod­elo de comér­cio inter­na­cional. Padrões de comér­cio vigentes. Econo­mias de escala e espe­cial­iza­ção. Comér­cio intras­se­to­r­ial. Cic­los de pro­du­tos. Políti­cas de reg­u­la­men­tação. Bar­reiras tar­ifárias e não tar­ifárias. Políti­cas com­er­ci­ais das nações em desen­volvi­mento. Movi­men­tação inter­na­cional de fatores de pro­dução de empre­sas transnacionais.

DEI00050 — COMÉR­CIO INTER­NA­CIONAL I — O pen­sa­mento econômico e o comér­cio inter­na­cional. O comér­cio inter­na­cional nos sécu­los XX e XXI: O papel do comér­cio exte­rior na for­mação de econo­mias desta­cadas no mundo con­tem­porâ­neo. Padrões de comér­cio e as grandes dis­cussões inter­na­cionais da atu­al­i­dade. Comér­cio exte­rior e nego­ci­ações inter­na­cionais. Situ­ação atual de agentes rel­e­vantes no cenário global.

DEI00051– COMÉR­CIO INTER­NA­CIONAL II — O pen­sa­mento brasileiro e o comér­cio inter­na­cional. O Brasil nos fóruns inter­na­cionais. Comér­cio exte­rior e inter­esses nacionais. Finanças inter­na­cionais e econo­mia brasileira. Proces­sos de inte­gração e for­mação e blo­cos. Real­iza­ção de Estu­dos de Caso.

GGZ00013 — TRA­BALHO DE CON­CLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕESINTER­NA­CIONAIS I — Essa dis­ci­plina tem por obje­tivo fornecer aos for­man­dos os princí­pios fun­da­men­tais dos tra­bal­hos acadêmi­cos em Relações Inter­na­cionais, Ciên­cia Política e Estu­dos Estratégi­cos. Ênfase em famil­iar­izar estu­dantes com as téc­ni­cas mais comu­mente usadas por cien­tis­tas políti­cos e inter­na­cional­is­tas. Tópi­cos incluem o delin­ea­mento de pesquisa, pro­ced­i­men­tos na real­iza­ção de pesquisas, questões rel­a­ti­vas à men­su­ração e out­ros tópi­cos ref­er­entes à elab­o­ração do TCC.

GGZ00014 — TRA­BALHO DE CON­CLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕESINTER­NA­CIONAIS II - Elab­o­ração de um tra­balho de con­clusão de curso (mono­grafia) na área de Relações Inter­na­cionais.

Editor-Chefe: Prof.Eurico de Lima Figueiredo
Editor-Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copyright © 2013-2016 Portal do INEST.
Todos os direitos reservados.Site elaborado pela equipe WebPortais/NTI e INEST