DEI00001 — ESTUDOS ESTRATÉGICOS I — Ciência Política e Estudos Estratégicos: objeto de estudo. Estudos Estratégicos, origens, desenvolvimento e sua situação atual. Estudos Estratégicos como área de conhecimento. As causas da Guerra e as condições da Paz. Dilemas contemporâneos da guerra e da paz: guerra e Estado no século XXI.
DEI00002 — ESTUDOS ESTRATÉGICOS II — Os Estudos Estratégicos no Brasil: Estado Nacional e projeção de poder. O fenômeno militar no Brasil (1930−1988): profissionalização e modernização, ingerência política, alianças com elites civis, abertura e redemocratização. Doutrina de Segurança Nacional O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Política de defesa no Brasil: o papel das Forças Armadas no contexto de um projeto político para o Brasil contemporâneo. Brasil, “América Latina” e “Terceiro Mundo”: segurança, defesa, cooperação, novas ameaças.
DEI00007 — INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS — Origem e características da disciplina, campo de estudo, seu caráter próprio, evolução histórica, elementos constituintes da ciência das relações internacionais. Terminologia e conceitos fundamentais. Principais atores das relações internacionais. Abordagem histórica e sociológica das relações internacionais. O impacto da globalização sobre as Relações Internacionais como objeto de estudo e como disciplina. Historiografia das Relações Internacionais. O estudo das Relações Internacionais no Brasil.
DEI00009 — TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I — Os grandes debates teóricos iniciais nas Relações Internacionais. O primeiro debate – o liberalismo do entre-guerras e a crítica realista. A hegemonia da teoria realista no pós-Segunda Guerra Mundial. A revolução behaviorista e seu impacto na teoria de Relações Internacionais. A escola inglesa das relações internacionais.
DEI00010 DIREITO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Conceito e fontes do direito nas Relações Internacionais. Tratados Internacionais. Pessoas Internacionais: Estado e seu conceito. Dimensão territorial do Estado. Órgãos das Relações Internacionais do Estado – Chefes de Estado; Ministros das Relações Exteriores; Agentes Diplomáticos e Consulares. Dimensão Pessoal do Estado – Nacionalidade. Personalidade Internacional: O Estado. Organizações Internacionais. Responsabilidade Internacional. Domínio Público Internacional: O mar e Rios internacionais; o espaço aéreo e extra-atmosférico. Conflitos internacionais: agressão, uso da força militar; segurança coletiva; solução pacífica; prevenção.
DEI00011 — ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL — Objeto, metodologia e importância da Economia Política Internacional. Perspectivas e abordagens teóricas em Economia Política Internacional. Teoria “pura” do comércio internacional. Globalização Financeira e globalização produtiva. Liderança e hegemonia na economia internacional. A Nova Ordem Econômica Global. Os sistemas de comércio, monetário e financeiro internacionais. O Estado e o desenvolvimento econômico. O Brasil e o sistema internacional contemporâneo.
DEI00012 — TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II — O segundo debate das Relações Internacionais. A reação neoliberal nos anos 1970. A resposta neorealista. Desdobramentos do debate neoliberal e neorealista nos anos, 1980, 1990 e no século XXI.
DEI00013 — POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA I – Formação do território brasileiro no período colonial. Independência e política externa. A política externa do Brasil Império. As Disputas no Prata e a Guerra do Paraguai. A política externa do Brasil republicano. Rio Branco e a construção da moderna diplomacia brasileira. Os sucessores do Barão. O paradigma americanista na Velha República. Traços gerais da política externa durante o governo Vargas (1930−45). O Brasil e a Segunda Guerra Mundial.
DEI00016 – POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA II — O Itamaraty e seu papel como ator nas relações internacionais brasileiras O americanismo de Dutra, Vargas (2º governo) e JK. A Política Externa Independente. 1964 e o fugaz retorno do americanismo. A política externa do régime militar – maturação do paradigma globalista. Redemocratização e novos atores na política externa. Crise do modelo desenvolvimentista nacional e seus reflexos na política externa. A inserção internacional do Brasil no pós-Guerra Fria – Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma: os paradigmas do “Estado Normal” e do “Estado Logístico”.
DEI00017 — ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS — As Organizações Internacionais: Teoria e História Conceito de institucionalismo. O surgimento de Organizações: da Liga das Nações à Organização das Nações Unidas. A ONU: Antecedentes, História e Evolução. ONU no Pós-guerra fria: descongelamento do Conselho de Segurança. Propostas de reforma da ONU. Organizações Internacionais de Escopo Global e regional: Funcionamento e Objetivos. O Sistema Interamericano e a OEA. As organizações de Segurança Coletiva e Defesa. Os Blocos Regionais.
DEI00018 — PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO NA AMERICA DO SUL — As relações políticas e econômicas, os aspectos de conflito e de cooperação, entre os países da América do Sul. Os Fundamentos da integração econômica na américa dos sul. OEA, ALALC, ALADI, Grupo do Rio de Janeiro. Fundamentos, antecedentes, objetivos, características e especificidades do Mercosul. O Mercosul como plataforma de inserção internacional dos países-membros. Cooperação econômica e política entre os Estados-membros. Análise do papel dos atores políticos e econômicos envolvidos em cada país (governos, empresariado, opinião pública, militares, universidades, parlamentares, sindicatos). Os instrumentos de negociação do Mercosul: acordos de alcance parcial, acordos de alcance regional, preferências tarifárias, certificação de origem. O Tratado de Montevidéu. O Tratado de Assunção. Protocolo de Ouro Preto, Protocolo de Brasília. Nomenclatura comum do Mercosul: conceitos, importância, correlação de nomenclaturas. Código Aduaneiro. Regimes de Origem. As agendas de negociação interna e externa do Mercosul: Relações com a ALADI, União Europeia e NAFTA.
DEI00039 — RELAÇÕES INTERNACIONAIS E GEOPOLÍTICA – Compreender as bases do pensamento da Geografia Política e da Geopolítica desde as suas origens no final do século XIX e as concepções teóricas desenvolvidas ao longo do século XX, e suas relações com a política internacional nos períodos da Primeira Guerra Mundial até a Pós Guerra Fria (1991−2010).
DEI00042 — POLÍTICA INTERNACIONAL PÓS-GUERRA FRIA -Configurações do sistema internacional pós-Guerra Fria: unipolaridade e Multipolaridade, Paz e guerra no centro e na periferia do sistema. Globalização. Ascensão de novos temas na política internacional: ambientalismo, segurança energética, demografia deslocamentos populacionais e terrorismo. Regionalização da política internacional e ascensão de novos atores estatais importantes: BRICS. Os Estados Unidos no novo sistema internacional.
DEI00043 — TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS III — Críticas às teorias positivistas – (neo)realismo e (neo)liberalismo – nas Relações Internacionais. Teoria Crítica e neomarxismo; construtivismo e pós-positivismo; teorias pós-colonialistas e feministas. O pensamento teórico em relações internacionais na América Latina.
DEI00045 — SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I — Fundamentos da Sociedade Internacional. A cultura, a sociedade e o Indivíduo. O processo de socialização. Formas de análise sociológica. A análise funcional, funções manifestas e funções latentes. Mudança Social e história. A organização social. Grupos sociais: primários e secundários. Funções sociais do grupo primário. Família, parentesco e matrimônio. Estratificação social. Estrutura social. A análise Marxista: indivíduo e classe social. A análise weberiana: Classe, status e partido. Burocracia. Comunidade e sociedade.
DEI00046 — SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II — O método sociológico. A teoria das Relações Internacionais: a guerra, a paz e as possíveis contribuições da sociologia. A Sociedade Internacional. Os atores. O estrangeiro. A força migratória e econômica. As forças profundas e organizadas. As forças transnacionais, os pequenos grupos e o Estado. O ativismo além-fronteiras: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Religião
DEI00047 — HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I – A formação e a evolução das Relações Internacionais, da Idade Média para a Idade Moderna. A emergência do sistema internacional moderno – A Guerra dos 30 anos e a Paz de Vestfália. História do equilíbrio de poder na Europa no séc. XVIII. Revolução francesa, o Congresso de Viena e a Santa Aliança. Revoluções liberais. O concerto europeu e a realpolitik de fins do séc. XIX. Processo de formação de alianças no início do séc. XX. Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial.
DEI00048 — HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II – A Primeira Guerra Mundial: aspectos políticos e militares. A Paz de Versalhes e o sistema internacional no entre-guerras. A crise de 1929 e ascensão do nazi-fascismo na Europa. A Segunda Guerra Mundial: causas e consequências. A ONU e a mundialização da política. Bipolaridade e a “Primeira” Guerra Fria. A Détente e surgimento do Terceiro Mundo. Os anos 80 e o ressurgimento da Guerra Fria. O fim da Guerra Fria. O sistema internacional no imediato pós-Guerra Fria.
DEI00049 — INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL — Aspectos gerais das modernas teorias de comércio exterior. Teoria de Heckscher-Ohlin. Alcance e aplicações do modelo de comércio internacional. Padrões de comércio vigentes. Economias de escala e especialização. Comércio intrassetorial. Ciclos de produtos. Políticas de regulamentação. Barreiras tarifárias e não tarifárias. Políticas comerciais das nações em desenvolvimento. Movimentação internacional de fatores de produção de empresas transnacionais.
DEI00050 — COMÉRCIO INTERNACIONAL I — O pensamento econômico e o comércio internacional. O comércio internacional nos séculos XX e XXI: O papel do comércio exterior na formação de economias destacadas no mundo contemporâneo. Padrões de comércio e as grandes discussões internacionais da atualidade. Comércio exterior e negociações internacionais. Situação atual de agentes relevantes no cenário global.
DEI00051– COMÉRCIO INTERNACIONAL II — O pensamento brasileiro e o comércio internacional. O Brasil nos fóruns internacionais. Comércio exterior e interesses nacionais. Finanças internacionais e economia brasileira. Processos de integração e formação e blocos. Realização de Estudos de Caso.
GGZ00013 — TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS I — Essa disciplina tem por objetivo fornecer aos formandos os princípios fundamentais dos trabalhos acadêmicos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estudos Estratégicos. Ênfase em familiarizar estudantes com as técnicas mais comumente usadas por cientistas políticos e internacionalistas. Tópicos incluem o delineamento de pesquisa, procedimentos na realização de pesquisas, questões relativas à mensuração e outros tópicos referentes à elaboração do TCC.
.